TemperGlass
14/12/2021

Vidro laminado | Saiba quando é recomendado usar

O que é vidro laminado

O vidro laminado é um tipo de vidro considerado de segurança, sendo essa sua principal vantagem.

É composto por duas ou mais placas de vidro, intercaladas por uma ou mais camadas intermediárias (interlays) de uma película chamada PVB (Polivinil Butiral). Se o vidro se quebrar, os estilhaços ficarão presos nessa camada, garantindo máxima segurança

É um material versátil, que pode ser usado em diversos locais, e é recomendado pelas normas técnicas em instalações especificas, como guarda-corpos, pisos, escadas, coberturas, entre outras. Você encontra uma variedade de venda de vidro laminado em Vitória – ES.

Qual a diferença do vidro laminado e do vidro temperado?

Como já explicamos aqui, o vidro laminado é feito com lâminas de vidro, unidas por películas de PVB, o que garante com que ele não estilhace ao quebrar. Mas dentre as outras opções de venda de vidro laminado em Vitória – ES, dúvidas podem surgir em quem está pensando em implementar esse material em seu projeto. Uma delas é o vidro temperado.

O vidro temperado é feito de forma diferente que o vidro laminado. O temperado passa por um processo térmico, chamado têmpera, em que é colocado num forno a uma temperatura altíssima. Depois disso ele é resfriado e torna-se cinco vezes mais resistente que o vidro comum, não podendo ser mais cortado ou furado. O vidro temperado é menos flexível que o vidro laminado e é muito usado em vitrines, portas, janelas e boxes de banheiro.

É importante também diferenciar o vidro comum dos vidros de segurança. Como o próprio nome já diz, o vidro comum é o mais usual. Ele é a base dos outros anteriores e sua vantagem principal é o custo, por ser muito mais barato. Já a desvantagem é que ele é muito frágil, podendo quebrar facilmente e espalhar estilhaços, aumentando o risco de acidentes. Por isso, no comércio em geral, é utilizado apenas em embalagens, vasilhas, garrafas, potes, copos ou pratos, além de lâmpadas e alguns espelhos. Nunca deve ser usado em locais com fluxo de pessoas ou que apresente risco.

Vantagens do vidro laminado

Quando se fala na venda de vidro laminado em Vitória – ES, esse material é um dos preferidos, exatamente por seus benefícios únicos.

Resistencia e segurança:

Devido ao modo com que é feito, é altamente resistente a impactos, impedindo com que os cacos de vidro se espalhem e causem acidentes.

Proteção UV:

O vidro laminado possui uma película protetora contra raios UV, bloqueando cerca de 99% da incidência, ajudando a proteger a pele dos efeitos negativos do sol e impedindo o desbotamento de móveis próximos ao vidro.

Proteção acústica:

Por proporcionar um excelente isolamento acústico, o vidro laminado é perfeito para locais em que se precisa de silêncio, privacidade e uma melhora acústica, protegendo assim o ambiente de sons externos e criando maior conforto.

Variedade de cores:

É possível colocar uma camada colorida na composição do vidro laminado, o que possibilita uma vasta variedade de tonalidades, inclusive opacas. É ideal para projetos diferentes e decorativos.

Quando usar o vidro laminado

O vidro laminado é muito versátil e sua aplicação pode ser feita em uma série de locais. É extremamente recomendado que se use esse material em ambientes que podem ser perigosos caso o material se quebre. Por exemplo, guarda-corpos, escadas, pisos, vigas, pilares, fachadas, claraboias, coberturas, varandas, portas e boxes para banheiro.

Também é indicado para piscinas e aquários, pois sua alta resistência garante também suporte de altas pressões de água. Outro uso muito comum é em vitrines de lojas, que protege contra possíveis roubos e ataques. Além de ser útil, o vidro laminado pode deixar áreas internas e externas com uma beleza única, compondo qualquer projeto com muita modernidade. Busque a venda de vidro laminado em Vitória – ES para escolher o que combina melhor com o seu.

Existem ainda diversas espessuras e dimensões, além de maneiras de deixar o vidro laminado mais resistente, por exemplo os multilaminados, que contém três ou quatro chapas. Dependendo do uso que se irá fazer do material em seu projeto, é importante considerar essas especificações quando pesquisar a venda de vidro laminado em Vitória – ES.

Como você pôde ver, o vidro temperado é muito prático e versátil e possui vantagens incríveis, sendo usado em qualquer ambiente e para diversas finalidades, combina segurança, privacidade, conforto e beleza, podendo ser encontrado com máxima qualidade em uma vidraçaria em Vitória – ES.

Notícias

14/12/2021

Vidro laminado | Saiba quando é recomendado usar

Saiba mais
14/12/2021

Aplicação de vidros | Saiba o que diz a NBR 7199?

Saiba mais
14/12/2021

Porta de vidro na lavanderia | Vantagens de utilizá-la

Saiba mais
14/12/2021

8 tipos de vidros estilosos para decorar a casa

Saiba mais