TemperGlass
14/12/2021

Aplicação de vidros | Saiba o que diz a NBR 7199?

O que diz a NBR 7199

A NBR 7199 é uma norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que especifica sobre a aplicação de vidros na construção civil. Ela assegura a correta utilização desse material nos projetos e deve ser obrigatoriamente adotada.

O vidro é um dos recursos mais utilizados na decoração, trazendo beleza e luminosidade para os ambientes. Entretanto, é preciso ser resistente e bem instalado a fim de evitar acidentes. Para isso a NBR 7199 existe, pois através dela os profissionais possuem um manual de aplicação de vidros que garante a segurança e a correta utilização desse material.

A importância da aplicação de vidros de segurança na construção civil

Os vidros considerados de segurança são aqueles que são feitos para prevenir acidentes no caso de quebras. A aplicação de vidros na construção civil é muito procurada em vidraçaria, especialmente quando se quer combinar um projeto moderno com luminosidade natural.

O vidro comum é muito frágil e perigoso quando estilhaçado, portanto, quando falamos da aplicação de vidros em projetos de construção civil é preciso uma composição material mais resistente, para não causar complicações. Os vidros de segurança são:

Laminado:

É produzido de modo com que, ao ser quebrado, seus estilhaços ficam presos a película do próprio vidro, impedindo que os pedaços caiam e se espalhem.

Temperado:

Vidro que passa por um processo chamado de têmpera, no qual se esquenta o vidro a temperaturas em torno de 620ºC, seguido de um resfriamento, o deixando 5 vezes mais resistente que um vidro comum. Caso se quebre, o vidro temperado se fragmenta em pedaços com bordas arredondadas.

Insulado:

É composto por duas ou mais peças de vidro, coladas a um perfil de alumínio. É seguro e pode ser combinado de várias formas diferentes com os vidros laminados ou temperados. É um ótimo bloqueio acústico e de calor e aproveita bem a luz natural.

Aramado:

Possui uma malha de aço em seu interior, com o objetivo de segurar os pedaços de vidro, no caso de quebra. Pode não ser totalmente seguro, pois se os estilhaços se soltarem podem causar acidentes.

Temperado-laminado:

Esse vidro junta as características dos dois tipos, temperado e laminado, em sua produção, criando uma dupla segurança.

Algumas especificações da NBR 7199

Essa norma foi criada em 1989, e sofreu diversas alterações, até sua versão mais atual, datada de 2016. As mudanças na NBR 7199 deixam mais detalhadas as regras relacionadas à aplicação de vidros.

Além dos tipos obrigatórios para cada situação, também inclui novos locais de aplicação de vidros, como muros e pisos, vidros especiais como antibacteriano, antifogo, contra arrombamento, blindado, entre outros.

A norma classifica a aplicação de vidros em relação ao tipo, transparência, acabamento das superfícies, coloração e colocação. Existem também particularidades sobre espessura, desempenho térmico, lumínico, acústico e de controle solar e eficiência energética, que são importantes dependendo do ambiente e da forma com que o projeto será executado.

O texto traz ainda normas de instalação e aplicação de vidros, como as maneiras corretas de armazenamento, transporte, manuseio e equipamentos.

De um modo geral, a NBR 7199 destaca que todo vidro instalado abaixo de 1,10 m em relação ao piso deve ser de segurança, seja em ambiente interno ou externo e em qualquer pavimento. A categoria dos chamados de segurança inclui os vidros temperados, laminados ou aramados, e cada aplicação de vidros exige um tipo especifico.

Portas e janelas; divisórias; vitrines; muro de vidro: Vidro temperado, laminado, aramado ou insulado;

Fachadas e guarda-corpos: Vidro laminado; aramado ou insulado;

Cobertura; marquise; clarabóia; fachadas inclinadas; guarda-corpos inclinados: Vidro laminado, aramado, insulado;

Vidros para retardar ações de arrombamento como vitrines; barreiras de separação em estádios de esportes; isolamento de jaulas em zoológicos: Vidro laminado ou insulado;

Pisos e degraus; visores de piscinas e aquários; estruturas de vidro: Vidro laminado.

Essas são apenas algumas das exigências principais que devem ser obedecidas na aplicação de vidros. Atualmente existem opções variadas de vidros, com características especificas, e profissionais responsáveis e qualificados devem analisar qual o tipo de instalação será feita, bem como o ambiente em que será aplicada, a fim de escolher a opção que melhor se encaixa com o projeto, sempre de acordo com a NBR 7199 e garantir a segurança e resistência necessárias para aplicação de vidros.

Notícias

14/12/2021

Vidro laminado | Saiba quando é recomendado usar

Saiba mais
14/12/2021

Aplicação de vidros | Saiba o que diz a NBR 7199?

Saiba mais
14/12/2021

Porta de vidro na lavanderia | Vantagens de utilizá-la

Saiba mais
14/12/2021

8 tipos de vidros estilosos para decorar a casa

Saiba mais